sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Descubra o tipo da sua pele. E como escolher o protetor correta para ela.


Para tanto, o dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e deu como exemplos 6 celebridades americanas.

Tipos 1 e 2: Peles muito brancas e peles brancas.

Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60 pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;

Tipo 3 e 4: Peles ligeiramente morenas e peles morenas.

Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;

Tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles negras.

Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

No que se refere à escolha entre Bloqueador ou Protetor, é recomendável, para as peles mais claras e altamente sensíveis ao sol, incluindo-se nesse grupo as crianças em geral, o uso do bloqueador tendo em vista que ele neutraliza os raios ultravioletas e impede o contato com os raios infravermelhos e outros que provocam queimaduras na pele. Já as peles mais escuras não precisam de bloqueadores para blindagem dos outros raios e, nesse caso, os protetores são suficientes.

Na hora de optar entre o Gel e o Creme deve-se levar em conta que o Gel é recomendado para peles oleosas tendo em vista que os Cremes, por conterem hidratantes, provocam mais oleosidade e são ótimas opções para peles mistas e secas. Além disso, os especialistas recomendam a opção por produtos "não-comedogênicos" ou seja, aqueles que substituem óleo por água.

Por fim, para uma melhor proteção do corpo e prevenção contra o câncer de pele, os especialistas fazem as seguintes recomendações para o uso dos Protetores e Bloqueadores:

1. espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30ml de protetor;

2. usar, sempre, a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel;

3. passar nova camada apos contato com a água; e

4. usar o boné que já funciona como fator de proteção 7 para o rosto e 5 para o pescoço.

Esperando que este pequeno artigo contribua para que façamos uma reflexão sobre a exposição do corpo aos raios solares desejo, sinceramente, que possamos curtir o verão que se aproxima, de forma consciente e segura, na praia, no esporte e no exercício ao ar livre.

A importância do protetor solar


A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra. O uso do filtro solar diariamente garante a prevenção de manchas e até o câncer.
Estamos na estação mais quente do ano, e altas temperaturas passam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Nessa época, a exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, o que gera maior preocupação aos especialistas da área, em relação aos benefícios e os malefícios causados por essa radiação. A preocupação é relevante por causa dos rombos na camada de ozônio, responsável por filtrar os raios do tipo A (UVA) e do tipo B (UVB). O UVA acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. O UVB é o causador do câncer de pele. A capa de ozônio consegue bloquear 5% da radiação UVA e 95% dos raios UVB. De acordo com os cientistas, a cada vinte anos, 4% da camada de ozônio é destruída pela ação de poluentes lançados na atmosfera.

O que é a Estética?

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Estética Normativa: É o campo da filosofia que enriquece nas letras, no corpo e nas pinturas.
Estética Profana: É o campo estetico consitituido por dois polos:a sensação de um corpo nu e o julgamento em que no ser humano provoca atrito olhar orgãos genitais.